segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Um dia, uma gota faz transbordar o copo

Tenho tentado abster-me de comentários ao caso mais mediático do momento. Mas neste momento, os meus pensamentos começam a desencadear-me sentimentos demasiado confusos para que consiga conter-me!!

A confirmar-se o pior cenário, os pais da menina que todos procuram por todo o mundo há quatro meses são pessoas horríveis, para as quais mais importante do que terem perdido uma filha que diziam amar, é manter uma "boa imagem" - se é que isso ainda é possível - e um bom nível de vida!
E fazem-no à custa da solidariedade que conseguiram despertar por todo o mundo.

Se esta for a verdade, estas pessoas têm andado a brincar com TODA a gente - com a imprensa, com a polícia, com a opinião pública e até com o Papa! Pior, eles terão usado toda esta gente como instrumentos para conseguirem atingir um qualquer objectivo misterioso, numa história inacreditavelmente macabra!

Se se apurar que, de facto, estes pais estão envolvidos no desaparecimento da filha, apesar de todo o teatro e manipulação que têm levado a cabo, então merecem que a justiça lhes seja pesada. Mas é aqui que tenho as minhas dúvidas e temo que este seja mais um daqueles casos revoltantes em que vemos os culpados a escapar impunes pelos seus actos.

Continuo a dizer "se se confirmar..." porque me custa demasiado acreditar nessa hipótese.


Ponto positivo de toda esta história: a atenção que tem chamado para outros casos de crianças desaparecidas há anos e que nunca tiveram este tipo de mobilização. À custa disto foi hoje criada a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas que irá disponibilizar apoio jurídico e psicológico aos familiares desesperados. Força para todos eles que buscam apenas os filhos e sabem que a sua vida tem um valor incalculável, superior à fama, à mediatização, à mobilização de fundos de particulares bem-intencionados e comovidos para causas duvidosas...

8 comentários:

Dina disse...

Assino por baixo.
Tal como eu escrevi alguns dias antes deste desenvolvimento, custa-me a acreditar que estes pais sejam os respobsáveis pelo desaparecimento da filha, ao contrário do meu marido que desde o 1º dia diz que ali há coisa, e que eu só não vejo isso porque eu seria incapaz de agir assim.
Se as coisas se passaram como a polícia imagina estes pais ofenderam todos os pais de crianças desaparecidas um pouco por todo o mundo.
Não sabia da criação dessa associação mas ainda bem que ela existe porque há pais que não têm nem os conhecimentos nem o dinheiro para enfrentar um processo tão complicado como o da busca duma criança.

Cruxe disse...

O que eu acho "piada" nesta história é a tuguisse que a tem acompanhado deste o inicio.

De Maio até há cerca de 15 dias, os McCann eram uns desafortunados pais a quem tinha desaparecido a filha. E as pessoas aplaudiam, davam força, faziam romarias para os apoiarem.

De repente surge a hipótese (e era apenas, tal como ainda continua a ser mas cada vez com mais força) de a menina ter morrido nas mãos dos pais. E as mesmas pessoas que aplaudiam logo se juntam a apupar, a chamar nomes, a agredir com palavras.

Mas o que posso dizer das novas pistas é mais ou menos o mesmo que disseste. Só acrescento que se morreu às mãos dos pais, até pode ter sido um acidente, até pode ser negligência, mas se eles ocultaram a morte e o cadáver... aí sim, é um crime grave e hediondo, ainda mais vindo dos próprios pais.

Espero que um dia ainda venhamos a saber ao certo o que se passou naquele apartamento no dia 3 de Maio de 2007. Espero que sim, nem que seja para a paz da menina (ou da sua alma).

Célia disse...

Eu não consigo acreditar. Tento, mas não consigo.
Bem sei que há gente para tudo, mas aquilo que há de bom em mim nega-se a acreditar que alguém seja capaz de tamanha malvadez e fingimento.
Será que os meus instintos estão certo? Só o tempo o dirá... (ou então não)

Marta disse...

Ontem tb escrevi sobre isto! Cheira-me a esturro, mas esperemos pelo desfecho sob o risco de julgar alguem inocente

Azul disse...

De salientar o teu último parágrafo.
Que isto sirva para alertar pra outros casos de crianças desaparecidas..

Porque quanto á fantochada dos pais, sinceramente, cada vez acredito menos.
Infelizmente o meu instinto diz- me qual é a verdade e a ser assim, vai ser exactamente aquela que todos esperamso que não seja...
Já disse na Dina e na Marta, que tenho, tal como tu,Ariba, proferir qualquer espécie de opinião acerca deste assunto..mas. também tal como tu, a revolta impõe-se e começo a achar que digo o que acho.
Nunca os achei inocentes, se queres que te diga.
mAs também nunca quis admitir que eles seriam capazes de fazer mal á menina.
De resto, assino por baixo tudo o que dizes, mas, sinceramnete, a opinião mais parecida com a minha foi mesmo a da Marta, de http://atrasdamascara.blogspot.com

Continuo, já sem esperança, a ver se vejo a Maddie a cada virar de esquina...

Formiguinha disse...

Concordo a 100% contigo! Muito bem.

Bêjos

Eunice Rosado disse...

;(... que mundo este!

eskisito disse...

Inocente até prova em contrário...
Beijos