quarta-feira, 18 de julho de 2007

Até me dá arrepios!...

Dizem que a língua portuguesa é uma das mais difíceis de aprender - eu cá não sei, com 1 ano já me desenrascava bastante bem ; )
Claro, para os estrangeiros entendo que seja um pouco difícil, afinal é uma língua cheia de particularidades e com uma fonética extremamente rica.
Aceito que haja atropelos ocasionais por causa de regionalismos, distracções ou por iliteracia.

Agora o que me dá a volta aos nervos é ouvir na nossa televisão nacional supostos profissionais a darem calinadas graves e ainda por cima todos convencidos de que são os maiores!

Existem vários, mas estes dois exemplos são para mim como facadas, sobretudo pela sua frequência:


"vai de encontro a..." - uuuui! Lá estão os pelinhos em pé! Vai ao encontro de tudo o que eu disse, não vai?

"Estive a desfolhar este livro..." - ai sim? E tinha maçaroca? Não?! Então experimente folhear, que desfolhar será algo como arrancar as páginas ao livro e nós não queremos isso, pois não?


...pronto(s), - mais um - já recuperei o ritmo normal da respiração e os batimentos cardíacos já desceram até aos 130/min. Quase normal. Por motivos de saúde, não posso continuar a falar sobre este tema. Mas gostaria muito de saber quais os erros mais frequentes, que mais vos irritam!

Ah, e sempre que possível corrijam. Não para se armarem em espertos mas para ajudar a que a nossa língua seja usada como deve (de) ser... oops... olha outro!

...130...135...149...163... aaai! Lá vem a taquicardia!

11 comentários:

eskisito disse...

O que mais me irrta é mesmo os estrangerismos no meio do Português. Não me refiro a frases feitas ou a palavras que já são nossas, mas aqueles migras de m**** que falam metade de cada língua. Ou então os parvos que começama a abrasileirar o português. Palavras mesmo, não tenho nenhuma.
beijos

Anónimo disse...

Boa Mo, um espaço para dizeres o que te vai na alma. Parabéns.
A mim "irrita-me" quando alguém diz "queria fazer isto ou queria fazer aquilo", queria... como se já não quisessem mais.É que se não querem não vale a pena pedirem!
Beijinhos

ariba disse...

Eskisito:
É por causa dos tiques abrasileirados que eu insisto em continuar a dizer que "estou numa bicha", porque em Portugal - e há uns anos atrás, sobretudo - a palavra bicha não tinha qualquer conotação sexual! Isso é coisa que já veio com a invasão da TV Globo!

Beijo

Mo:

Ora, ora! Seja muito bem aparecido!
É isso mesmo! Se queres, queres e pronto!...Quer lá então!...

Beijocas

Maria do Consultório disse...

Eu tenho esses arrepios com o %$$%& do TREUZE!

Fico doente!

beijo

Cruxe disse...

Ariba, eu já escrevi um post sobre isso (ainda no tempo do antigo blog - e o artigo perdeu-se).
Irrita-me também o "Enquanto que", "O Auto-Estrada", "A IC/IP", entre outros.

Ò Mo (dela), o "queria" também é correcto dizer. É um tempo verbal qualquer que... sei lá... sei que é correcto. Acho que no Ciberdúvidas está essa questão. Se encontrar coloco aqui.

Diabba disse...

hihihihihi... como estou a precisar de almas no Inferno e, parece que tu tens um coração fraquito... acho que te vou indicar alguns blogs cuja leitura te deixará quase em coma!!

beijo d'enxofre

ariba disse...

Maria:
Sim, esqueci-me dessa e ainda por cima perseguiu-me durante a infância e adolescência porque se usa muito na minha terra! Recalcamentos.


Cruxe:
O auto-estrada é realmente muuuuito mau!

Diabba:
Vai! Venham de lá esses blogs! Já tenho a bomba de oxigénio e os comprimidos ao pé!


Beijinhos para todos

Bixus disse...

O "derivado" a qualquer coisa também é muito bom. Exemplo: "derivado ao tempo que faz"...
Ou o "de moldes que": "de moldes que foi assim".

Ou o "fostes", "estivestes" e etc...
Ou o "pograma"... Há tantas!

ariba disse...

Bixus:

Sim, de facto há tantas que todos os dias surge mais uma!

Beijo

Dina disse...

O que me irrita solenemente é a mania que muita gente tem de começar a frase por " Então é assim..."
Reconheço que já escrevi melhor.
Ah e os Kapas...será que os miúdos ainda sabem escrever em Português?

ariba disse...

Dina:
"Então é assim": a questão dos "k's" ainda vai dar um belo post! Obrigada pela ideia!

Beijinho