sexta-feira, 27 de julho de 2007

Hiper-ligação


Às vezes acontece o universo conspirar para fazer com que as pessoas certas se encontrem no momento certo, na situação exacta. E por vezes, essas pessoas dão-nos um abanão tão grande que a relação que estebelecemos com elas ultrapassa largamente todos as previsões.



Foi o que aconteceu comigo, a X., a A., o P. e a G. De colegas de trabalho passámos a amigos verdadeiros, dadas as experiências intensas que partilhámos. E é uma alegria de cada vez que nos juntamos, como ontem!


No dia em que deixámos de trabalhar juntos no projecto que nos uniu durante três anos, juntámo-nos numa jantarada, não de despedida mas de partilha - do passado, do presente e das expectativas e medos em relação ao futuro.


Nessa noite escrevi este texto, que agora publico aqui e dedico às mesmas pessoas, com o mesmo carinho!


E é assim que, chegada a este momento, me dá ganas de dizer algo sobre o que foram para mim os últimos três anos. Pois, e é precisamente aqui que a porca torce o rabo! É que uma página em branco lança realmente um dilema: há tanta coisa que quero dizer que nenhuma opção me parece suficientemente boa ou a correcta.
Correndo o risco de parecer demasiado óbvia, demasiado simplista ou até redundante, confesso que só me ocorre a palavra “híper” – que, na verdade, não é uma palavra mas sim, segundo a 8ª edição, revista e actualizada, do Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, um “elemento de formação de palavras que exprime a ideia de além de, muito, exagerado, excessivo (...)”.
Sugestivo, não?
Mas ainda assim, parece-me pouco. É que híper é apenas o prefixo da essência do que quero dizer. Assim sendo e dada a minha dificuldade de expressão, o melhor é fazer uma breve retrospectiva.
Cheguei ao projecto híper-entusiasmada mas logo fiquei híper-aflita quando percebi que tinha de me híper-actualizar para conseguir fazer um híper-trabalho, num contexto híper-exigente, híper-stressante onde, felizmente, encontrei uma híper- equipa, híper-motivada e híper-sólida. Ultrapassada a fase inicial de “híper-tensão” entrei numa espécie de euforia, perdão,... creio que no meu caso se diz hiperactividade. E daqui... já não tive melhoras...!
Cada ideia nova me deixava mais histéric... perdão, entusiasmada, com uma enorme vontade de dar e aprender mais a cada dia, com uma renovada força para troçar das adversidades e fazer-lhes frente. Uma enorme energia que me inundou e me fez mexer, crescer com cada gesto, cada expressão, cada sorriso cúmplice, cada crítica, com cada pequena vitória alcançada e cada frustração partilhada.

Três anos! Passaram num piscar de olhos, entre sonhos e desilusões, argumentos e emoções, com receios e certezas, com lágrimas de alegria e de tristeza, sob o calor reconfortante da extraordinária força que nos uniu e nos moveu para dar todos os nossos litros (e mais uns emprestados...).
Fins-de-semana, feriados... olhos cansados, cérebros esmifrados e, quando exaustos começávamos a cair – PIMBA! – alguém tinha sempre a iniciativa de pôr os outros a rir!
E é assim que, chegados a este momento, um novo começo se aproxima, uma nova página em branco aparece à nossa frente, trazendo de novo o dilema - “mas o que é que eu hei-de escrever?!”

Bom, isso eu não sei – é um verdadeiro dilema em que nenhuma opção parece ser a mais correcta.
Mas uma coisa eu sei, com toda a certeza: às pessoas extraordinariamente HÍPER que me acompanharam nesta viagem, devo dizer um híper obrigado! Por todas as figuras de estilo, adjectivos, advérbios e vocábulos com que enriqueceram para sempre a narrativa da minha vida!
Um muito, excessivo, exagerado OBRIGADA A TODOS!!


"Aqueles que passam por nós não vão sós; deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

A. Saint-Exupèry

12 comentários:

Diabba disse...

(olhando em volta) já tive uma casa igual à tua!!

gosto de A. Saint-Exupèry, que me cativem... de ser cativada.

beijo d'enxofre

Dina disse...

A amizade verdadeira nasce em qualquer sítio, por qualquer razão ou por razão nenhuma.
Bj e bom fim de semana

Anónimo disse...

Gosto de Exupèry e de rosas... mas as papoilas do post, ainda servem melhor o propósito.
Beijocas nortenhas.

p.s. - descobriste quem eu sou? ou nem por isso... clica no "Oliveira da Serra".

Maria do Consultório disse...

Nunca me vi nestas andanças de blogs e não sei quê...embora o Cardinho diga que isto mais não é que um exercício egocêntrico, considero que, nestes parcos meses de partilha e conversas parvas, encontrei pessoas que, de alguma forma, me deixam a pensar, a rir, a chorar...o mesmo acontece no nosso universo pessoal. Apesar dascontrariedades ainda existem pessoas que nos marcam e que valorizaremos para sempre.
beijo

eskisito disse...

Pois, eu saio sem comentários...
Beijos e obrigado pelo meu bocado.

ariba disse...

Diabba:
E também tens uma ovelha numa caixinha;)

Beijihos

Dina: Não podia estar mais de acordo! Gostei do teu pensamento. E, obrigada, o fim de semana foi óptimo, mas já está a terminar:(

Beijinhos

Oliveira da serra:
Claro que sei quem és, "Sr. Azeite"!
Mais uma papoila no meu prado!!

Beijinhos e obrigda pelas visitas!

Maria:
De certa forma concordo com o Cardinho, mas as amizades que vamos cultivando, aqui ou na "outra vida" lá fora nada têm de egocêntrico! Só fazemos sentido em contacto e em partilha com outras pessoas!

Beijinhos

Eskisito:
Andas forreta nos comentários, mas de bom amigo, meia palavra basta!

Beijinhos.

Azul disse...

Não há nada melhor do que sabermos com quem realmente podemos contar.
E se essas são as pessoas com quem mais horas passamos por dia,melhor ainda.
Já vivi esse filme e o que conforta é saber que essas pessoas vão Mesmo FICAR NA MINHA VIDA E EU NA DELAS!
E fico hiper contente de saber que a maior parte das pessoas qiue vou conhecendo por aqui,também se tornam,de alguma forma,importantes no meu dia-a-dia.
Já não passo som os meu hiper-blogamigos!!

bJUFAS!

Marta disse...

Quem passa na nossa vida, não passa por acaso! Traz sempre uma mensagem. A nossa resposta irá determinar se estamos ou não À altura de receber essa mensagem!

ariba disse...

Azul e Marta:
O que eu acho mesmo importante é termos a sensibilidade para dar e receber a amizade que pode nascer entre as pessoas. E também a humildade de reconhecer que sempre aprendemos qualquer coisa uns com os outros!

Beijinhos às duas!

Anónimo disse...

Claro q já fizeste com que caíssem algumas lágrimas (não é que comigo seja mt difícil...)!!!!
Os hiper momentos ficaram e ficarão sp como marcos da minha vida.
Tenho cada vez mais saudades por não trabalhar e partilhar os meus dias connvosco.
Teremos para sempre algo em comum...
Um hiper mega beijo para a minha/nossa Anita!
A.

ariba disse...

Anónima A.:
Então e as fériazinhas, foram boas? Já trataram do "sobrinho" para o pessoal? Quero saber as novidades todas! Beijinhos grandes para ti e para o excelentíssimo esposo!

Unknown disse...

Pois é ,pois é. Então e esse sobrinho?Nem dum lado nem de outro!!! Nós cá em casa andamos a pensar na vida e concluimos que só temos espaço para um aquario e para um cão;por isso vamos ter um cão o aquário não dá "pica" os peixes morrem sempre. Será um prenúncio?!?Espero que não. Bem vamos ver como corre com o cãoque se vai chamar Bogus.Como é que vcs estão de disponibilidades em Setembro?
Jocas
X